10.11.06

Mais Microsoft – Windows Vista

O Tech_Diário não pára de falar da Microsoft. Não é uma preferência do site. Muito menos algum acordo escuso entre o autor e o bilionário Bill Gates. A empresa anda fazendo muitos lançamentos, essa é a verdade.

Hoje o assunto é o carro chefe da companhia: o Windows. A empresa anunciou que a primeira fase de desenvolvimento do Windows Vista está terminada. O que isto quer dizer? Que já estão sendo enviadas cópias para fabricantes de PCs nos EUA, e que o programa de testes por usuários está encerrado. Este programa permitia baixar a versão RC1 (Release Candidate 1) do site da MS de graça, e usar o programa até meados do ano que vem. Lógico que colaborando com a empresa, enviando informações sobre os problemas encontrados.

Por causa destes problemas é que os fabricantes recebem a versão antes dos consumidores (nos EUA a data para chegada às prateleiras é 30 de janeiro). Eles vão adaptar suas máquinas e drivers para trabalhar com o novo sistema operacional. Junto com todas a melhorias prometidas, o Vista traz junto uma lista de requisitos básicos capaz de matar de vergonha as máquinas do programa Computador para todos, do governo brasileiro.

O Vista estará disponível em seis versões:
- Starter, apenas para “mercados emergentes” e bastante básica;
- Home Basic e Home Premium: para usuários domésticos. Só a segunda traz o Media Center (transmite conteúdo multimídia para outros equipamentos via rede wi-fi) e a interface Aero (com transparências e recursos avançados de 3D).
- Business e Enterprise: voltadas para empresas de todos os portes, estas versões dispensam os recursos de entretenimento como o Media Center e adicionam sistema de back-up avançado e acesso remoto ao desktop.
- Ultimate: a versão top de linha inclui todos os recursos citados e ainda um novo sistema de encriptação de dados no HD chamado Windows BitLocker.

Para as versões sem a interface Aero, os requisitos partem de Processador com 800MHz, 512 MB de Ram e placa de vídeo compatível com DirectX 9. Quem for usar o Aero, separe um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM, placa de vídeo com 128 MB, 40 GB no HD e drive de DVD.

A dica do Tech_Diário é: não tenha pressa para adotar o Vista. É provável que ele tenha problemas de compatibilidade com diversos itens de hardware e software nos primeiros meses. Aproveite este tempo para turbinar sua máquina e fazer back-up de todos os seus arquivos. Para quem vai comprar uma máquina nova, se puder esperar algum tempo, o melhor é adquirir um computador que já venho com a licença do Windows Vista (e todos os seus requisitos...).


Comments:
Já assisti a uma demonstração do Windows Vista: quando estiver estabilizado, vai ser tudo de bom! A interface Aero é o grande diferencial, sem ela quase não se nota diferença entre o XP e o Vista. Portanto, galera, pode começar a economizar pra turbinar a máquina, ou então fica com o XP mesmo...

Bjs,
Andréia
 
Eu sempre tenho muito medo desses lançamentos da Microsoft.

Achei interessante essa versão voltada pras empresas! Será o fim da enrolação no mundo corporativo?

Será o apocalipse chegando?
 
Que legal, Gabriel!
Não sabia que era parte de teu projeto experimental.
Estou apressado agora, mas prometo ler mais atentamente depois.
Faloura. Diego.
 
Thiago,
alguns analistas disseram que a Microsoft errou ao criar tantas versões do Vista. Vamos ver. Quanto a questão do apocalipse... só o tempo dirá! :)
---------
Diego,
seja bem vindo! Agora e depois.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?