16.11.06

Quatro em um agora

A Intel apresentou dia 14, nos EUA, duas novas linhas de processadores com núcleo quádruplo. O Xeon 5300 e o Core 2 Extreme Quad QX 6700 vêm ocupar o topo da linha para servidores e computadores pessoais, respectivamente. Aqui no Tech_Diário, como é de praxe, vamos nos ater aos produtos para uso pessoal.

O anúncio é bastante impressionante e significativo por algumas razões. Primeiro e mais óbvio: são os primeiros chips de computador com quatro núcleos de processamento. Isso garante para Intel uma larga vantagem na corrida contra a AMD, sua rival no setor. A AMD não deve anunciar modelos deste tipo nos próximos meses.

Segundo ponto: o modelo para servidores industriais e a versão para computadores pessoais estão sendo lançados juntos. Isso é pouco comum na indústria de microchips. O padrão é trazer primeiro e modelo de servidores, e alguns meses depois, a versão para PCs. Segundo a Intel, o Core 2 Extreme Quad é voltado para “workstations, criação de mídia digital e jogos de primeira linha”.

Terceiro: Com a antecipação destes modelos, previstos para 2007, a Intel marca o ano de 2006 com uma renovação completa na linha. Em janeiro, o modelo top da marca era o Pentium D. A arquitetura Core deu fôlego para a empresa no mercado. A linha Pentium foi anunciada em 1993, mas ainda não sai de cena: mesmo anunciando novos produtos, a política da Intel hoje é manter no mercado os antigos. Estão à venda: Celeron D, Celeron M, Pentium 4 HT, Pentium Extreme, Pentium D, Pentium M, Core 2 Duo, Core 2 Extreme e Core 2 Extreme Quad. Ufa!

Os processadores com múltiplos núcleos são exatamente o que o nome apresenta: dentro de uma mesma peça existem várias “centrais de processamento de dados”. Se antes você tinha um Pentium com 2.6 GHz de clock, no chip de núcleo duplo você tem duas vezes 2.6 GHz e no núcleo quádruplo são quatro vezes 2.6 GHz. A chegada do núcleo múltiplo encerrou a corrida pela obtenção de “clocks” do processador com números cada vez mais altos.

O que a Intel fez, neste momento, foi “colar” duas peças de seu processador de núcleo duplo Core 2 Duo em um só chip. Chegou assim, ao modelo com quatro núcleos, fazendo algo como duas vezes dois núcleos. No primeiro momento os chips estão sendo enviados para fabricantes de computadores, e custam US$ 999 cada (em lotes de mil unidades). A Intel estima que o modelo esteja à venda no varejo no primeiro trimestre de 2007.

Infelizmente para nós brasileiros, a novidade deve demorar para chegar. O mercado ainda tem pouquíssimas máquinas com Core 2 Duo, de núcleo duplo.

Curiosidade: Algumas pessoas estranham a nova designação dos chips da Intel. O nome realmente soa estranho. Vamos lá: Core 2 Quad
- “Core” é o nome da arquitetura. É o sucessor do Pentium.
- O “2” mostra que estamos na segunda versão da arquitetura Core. Como acontecia em Pentium 2.
- O “Quad” indica o número de núcleos do chip, quatro no caso. Quando são apenas dois o nome é Core 2 Duo.



------TECH---DIÁRIO-------------
Fotos: Divulgação Intel

Saiu a versão em português do IE7. Veja análise do blog aqui. Baixe o programa aqui.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?